6 palestras do TED Talks que os estudantes de relações internacionais deveriam assistir

         A disciplina de relações internacionais dentro da ciência política tem sido cada vez mais atuante  e importante nos debates contemporâneos por abranger um leque muito grande de temas que atingem uma infinidade de problemas que preocupam o homem moderno como a questão da rivalidade e a cooperação entre Estados, a economia politica internacional, crimes transnacionais, organizações Intergovernamentais, terrorismo, direitos humanos, ética global, organizações não governamentais, meio-ambiente, resolução de conflitos, globalização, história internacional, politica externa e muitos outros.Os estados ainda ocupam o papel de principal ator no cenário político mundial, embora alguns autores tem discorrido que outros atores tem uma notória participação como as Organizações Interrnacionais e as Organizações não-governamentais, e alguns críticos advoguem que o Estado-nação como conhecemos está morrendo.
           Se você é um estudante de relações internacionais, ciência política ou um cidadão global que se interessa cada vez mais com o que acontece hoje no mundo, deve gostar da seleção de videos do TED Talks que separamos para você.
          O TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) são uma série de conferências com diversos especialistas realizada em diversos lugares do para a difusão de boas ideias sobre os mais variados temas,seu acervo tem mais de 2400 palestras.
      As três primeiras palestras que separamos abordam um tema que tem afligido os politólogos internacionais a possibilidade de mudança de um sistema unipolar de poder  no qual os Estados Unidos desempenham uma papel de liderança como grande superpotência mundial para um  futuro sistema multipolar de poder no qual outros atores estatais terão um papel cada vez mais acentuado  no cenário global, os demais vídeos tratam de outras questões globais com diferentes perspectivas da realidade como a  questão do papel do individuo no sistema internacional, das vozes globais ou da diversidade cultural no mundo.
        São 6 palestras que vão motivar você refletir sobre o mundo atual e seus problemas e questionar  o futuro do sistema internacional como nós o conhecemos.
               
Boa visualização! Compartilhe com seus amigos.
                         
1-Joseph Nye: mudança de poder global


         Nye se concentra em discutir o poder no século XXI , a possibilidade eventuais mudanças de poder, a primeira ocorre entre a transição de poder entre Estados e a segunda ocorre entre a difusão do poder para os atores não-estatais no sistema internacional, e como as duas tem interagido. Nesta palestra Nye, reflete sobre a possibilidade da narrativa de ascensão do Oriente, ou como denomina "retorno" da Ásia, e como esta visão pode ser estar enganosa a curto prazo.





2-Paddy Ashdown: A mudança de poder global.

          A palestrante apresenta o argumento que estamos num momento incerto na história de mudança de poder, para Paddy os Estados terão um grande desafio que será levar a governança para o espaço global. em sua concepção o poder mundial tem fluido tanto lateralmente quanto horizontalmente no sistema mundial.





3-Hans Rosling: sobre a ascensão da Ásia.

            Hans Rosling pontua que o Ocidente não dominará para sempre o mundo, e prediz através de dados estatísticos  que Ásia alcançaram economicamente  os países desenvolvidos no futuro. e faz uma estimativa quanto China e Índia terão renda per capita próximo aos EUA e Reino Unido.



4-Ethan Zuckerman-Ouvindo vozes globais


           Zuckerman traz reflexões importantes sobre o processo de globalização, e como o mundo está cada mais interligado, a internet em aplicativos como o twitter  que revelam  uma presença das mais  diversas populações do mundo, mas reflete que  a mídia internacional  ainda não é um espaço democrático para as diversas vozes globais.



5-Gordon Brown: Sobre a ética global versus o interesse nacional

         O primeirio Miinistro do Renino Gordon Brown em entrevista fala sobre ética global, e expressa a opinião que um governo pode tentar convergir  o interesse nacional e a ética global, e incentiva a pensar que os países devem trabalhar em causas comuns, criando assim maiores ligações para uma sociedade global mais forte no futuro.







6-Shakira Al Mayassa: Globalizando o local, localizando o global.

          Shakira Al Mayassa expõe que o mundo está se globalizando e se modernizando  gradativamente, mas também tem existido espaço para a diferenças entre indivíduos e estados ,ou seja,para a  diversidade cultural.





1



Comentários