9 palestras imperdíveis do TED Talks sobre a Felicidade
Nós vivemos numa sociedade global que tem sofrido um aumento dos males psicológicos modernos como crises de ansiedade, medo do fracasso, depressão e outros transtornos psicológicos, para muitos de nós se torna cada vez mais difícil buscar a felicidade em um mundo em que a violência, os desastres naturais, a poluição ao meio-ambiente planetário, conflitos armados, a corrupção e as crises econômicas preenchem os noticiários televisivos, a internet e as páginas dos jornais impressos.
A busca pela felicidade tem sido uma marca constante da natureza humana na história desde muito tempo.Por exemplo, Epicuro, filósofo ateniense que viveu de 341-271 a.c , já debatia com seus discípulos as causas e a maneira de viver uma existência plena e com menor sofrimento, ficaram poucos dos seus ensinamentos, como a A Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), sendo um ótimo exemplo de como este filósofo grego pensava sobre o conceito de felicidade, que devíamos procurar mais ativamente a filosofia e tentar aprimorar nossas virtudes como ser humano.
No século das luzes, coube a filósofo Jeremy Bentham (1748-1832), defensor expressivo do utilitarismo, debater sobre a maximização da utilidade e da felicidade para um povo. Por sua vez, as influências das ideias iluministas utilitaristas promoveram que a busca da felicidade se torna-se um artigo consagrado dentro da constituição norte-americana, tamanha foi sua importância na sociedade .E a busca pela felicidade continua a ser um tema a ser debatido e pesquisado incessantemente.
Atualmente, os cientistas criaram até mesmo uma ciência conhecida como hedônica para debater sobre a busca da felicidade moderna e seus obstáculos.Afinal, o que faz os indivíduos ou populações inteiras felizes no mundo hoje em dia?
Neste sentido, o rei do Butão Jigme Singye Wangchuck criou o termo Felicidade Interna Bruta que se tornaria posteriormente um índice para avaliar a felicidade de uma nação, mas que ainda é bastante debatido pelos estudiosos e alvo de algumas criticas.
O TED (Tecnologia, Entretimento e Design) Talks reúne mais de 2400 palestras dos mais diversos especialistas do mundo para debater os mais diferentes assuntos, reunimos aqui 10 palestras sobre a felicidade, como podemos compreendê-la um pouco melhor e também alguns insights de como devemos buscá-la no mundo atual.
1.Matt Killingsworth-Want to be happier? Stay in the moment.
Killingswort pontua que o conteúdo da felicidade está nas experiências do momento presente e da diminuição da divagação da mente em outros fatos.
2.Laura Carstensen: Older people are happier
A pesquisadora argumenta que a média de vida no mundo desenvolvido tem aumentado aos longos das décadas por fatores como melhora do bem-estar e da saúde da população, e suas pesquisas revelam que os idosos tendem a ser mais felizes que outras faixas etárias e suportar melhor a tristeza.
3.Nic Marks: The Happy Planet Index
Nic Marks aborda que a humanidade pode encontrar soluções para seus problemas futuros ,embora atualmente o mundo tem se concentrado apenas no progresso financeiro que não tem sido um bom indicador de bem-estar de uma população, logo propõe que o mundo utilize e valorize novos indicadores de bem-estar, como o Happy Planet Index.
4- Matthieu Ricard: The habits of happiness
Matthieu Ricard aborda que a humanidade sempre busca o bem-estar e para encontrá-lo não devemos nos concentrar nas condições exteriores ,mas sim nas condições interiores.
5-Robert Waldinger : What makes a good life? Lessons from the longest study on happiness
O palestrante se questiona sobre o que torna as pessoas felizes ao longo da vida mostrando um longo estudo da Universidade Harvvard que demonstra que a causa da felicidade está atrelada à qualidade dos nossos relacionamentos pessoais.
6- Michael Norton:How to buy happiness
A palestra aponta que a infelicidade pode surgir se utilizarmos nosso dinheiro egoisticamente conosco, e que a felicidade pode resultar da utilização do nosso dinheiro em beneficio de outras pessoas.
7-Nancy Etcoff: Happiness and its surprises
A palestrante esboça que o homem sempre perseguiu a felicidade durante toda sua vida e trata dos avanços no campo da psicologia para compreender a felicidade, a harmonia com o ambiente, a cooperação com outros indivíduos e o reconhecimento social são fatores relevantes para impelir o homem a ser mais feliz.
8-Malcolm Gladwell: Choice, happiness and spaghetti sauce
A palestra trata um pouco sobre a história de Howard Moscowitz, o inventor do molho de espaguete, que permite pensar sobre as escolhas que fazemos no mundo e como elas impactam na nossa felicidade.
9-Shawn Achot:The happy secret to better work
De maneira geral, a palestra com bastante humor aborda a ideia que manter uma perspectiva otimista pode tornar seu cérebro mais eficaz na realização das tarefas diárias e na performance no seu trabalho.
Comentários
Postar um comentário