Homem Aranha de Volta ao Lar, Educação Global e Multiculturalismo.


              Na semana passada assisti ao novo filme da Sony "Homem Aranha: De voltar ao Lar" com meu irmão, foi uma semana difícil, tentando lutar contra o que acredito pode ser um inicio de depressão.O Homem-Aranha sempre foi meu herói preferido pois enfrentava situações do cotidiano que nós podemos enfrentar como as responsabilidades do trabalho, no colégio e no bairro, além de  ter que lidar com seus diversos relacionamentos do seu tecido social, o que o torna um herói mais humano e dos heróis mais queridos dos quadrinhos da Marvel. Também me lembra de alguns amigos que ainda hoje tem coleções de revistas do homem-aranha como o Fabinho, a minha coleção, infelizmente eu tive que me desfazer com o tempo, mas lembro de histórias memoráveis dos quadrinhos do homem-aranha como a verdadeira identidade do Duende Macabro, as Guerras Secretas, o casamento do homem-aranha, o homem-aranha e seu relacionamento com a Gata Negra, o que me trouxe bons momentos.

      O novo filme da Sony atingiu a bilheteria mundial de 600 bilhões de dólares, ultrapassando os dois filmes anteriores do Espetacular Homem Aranha 1 e 2 no qual o jovem Peter Parker era interpretado por Andrew Garfield.

               No novo filme de homem-aranha exibe mudanças na trama quando comparado as películas anteriores, o diretor Jon Watts estabelece num novo tom para os futuros títulos do Homem-Aranha ao aproximá-lo de um público mais jovem, sem esquecer de tentar agradar ao fâ dos quadrinhos mais antigo e saudosista. 

        Cria-se  cenário que atinge o consciente e o inconsciente coletivo de todos nós, o ambiente escolar, o jovem Peter Parker tem que lidar com a vida de super-herói tentado entrar como membro no grupo vingadores e os conflitos de uma vida como adolescente com seu convívio com seus amigos. 

                  Michael Keaton interpreta o vilão Abutre sendo construído com uma metáfora o abutre é uma ave de rapina que sobrevive se alimentando dos restos de animais em decomposição, e o Abutre do filme é criado  explorando os restos da tecnologia chitauri das naves alienígenas que foram destruídas no filme da Marvel os Vingadores em Manhattan.

Trailer do filme de Homem-Aranha de Volta ao Lar 


               Um ponto interessante que é tratado de maneira elegante no filme que os professores podem tratar na escola em sua prática pedagógica é a questão do Multiculturalismo.Atualmente, o mundo tem debatido sobre a questão da Educação Global, num mundo gradativamente mais interconectado e globalizado, a necessidade da compreensão que pertencemos a uma mesma humanidade e que só podemos enfrentar determinadas questões conjuntamente tem sido relevante, como o efeito estufa.

Por sua vez, o multiculturalismo evidencia que vivemos numa sociedade moderna global  que se encontra uma espaço para discutir a diversidade cultural, vivemos num espaço que podemos contemplar a variedade de gênero, etnia, racial, de idade, sexualidade, religião e outras questões.É importante que o ambiente escolar possa lutar contra a discriminações e exiba uma discurso da prática pedagógica que abarque estes diferentes espaços. O multiculturalismo pode ser abordado através do viés da educação global.

        Segundo um site que trata sobre Educação Global, seu conceito pode ser definido da seguinte maneira:

Global education emphasises the unity and interdependence of human society, developing a sense of self and appreciation of cultural diversity, affirmation of social justice and human rights, as well as building peace and actions for a sustainable future in different times and places.

"Educação Global enfatiza a unidade e a interdependência da sociedade humana, o desenvolvimento de um senso de auto-estima e apreciação da diversidade cultural, a afirmação da justiça social e dos direitos humanos, bem como a construção da paz e ações para um futuro sustentável em diferentes momentos e lugares."

Para mais informações visite o site em inglês que trata sobre Educação Global :



          Particularmente, acreditamos que será gradativamente mais comum aos políticos do mundo,  lidarem tanto  com o interesse nacional quanto ao mesmo tempo sobre a necessidade de questões no que concerne a uma ética global, com temas como o efeito estufa e as migrações.Ainda existirá  um largo espaço para o debater sobre a questão do multiculturalismo.

           .No filme Homem-Aranha de Volta ao Lar podemos fazer um paralelo com esta temática, pois Peter Park no filme estuda no Queens, um dos bairros mais multiculturais de Nova Iorque, um universo cosmopolita onde diferentes povos, culturas e histórias convivem entre si. Os EUA são e foram uma nação de imigrantes, fazendo parte da história e da sociedade americana o papel do multiculturalismo, embora os nativos americanos tenha sofrido um processo terrível de segregação social.

              Observamos que a diversidade cultural está atrelada ao filme que repete esta temática de diferentes formas, os amigos de Peter Parker são jovens de diferentes gêneros, etnias, raças e idades, Peter Parker se envolve com diferentes imigrantes e experimenta diferentes culinárias estrangeiras.O filme poderia ter investido mais amplamente na vida social de Peter Parker e dado mais espaço de tela para as diferentes vozes no filme o que o tornaria o filme ainda mais atraente para ser analisado, mas se trata trouxe uma perspectiva atual para se debater os diferentes espaços que se devem ser discutidos na escola.

                Há boas cenas de ação durante o decorrer do filme como a cena no furgão, a  rápida cena com o Abutre, a cena do elevador no monumento a Washington, a cena de resgate no Ferryboat e cena final de luta aérea contra o Abutre.

                O multiculturalismo é visto de maneira sutil no filme, mas o professor em sua prática pedagógica pode citar cenas do filme com outros filmes ou exemplos de multiculturalismo no mundo e na história, se desejar também dialogar sobre o tema dentro da Educação Global.O multicultualismo como prática pedagógica tem que discutir os diferentes espaços sociais, e lutar contra a visão de uma cultura homogênea, o Brasil é um pais continental que também é resultante de um universo multicultural. Darcy Ribeiro em seu livro O povo brasileiro trata como as três grandes matrizes  africana, indígena e portuguesa ajudam a construir o pais,e pode ser um elemento inicial que pode ajudar o professor a trabalhar este tema.É importante ressaltar como diferentes culturas se renovam e podem trabalhar em comum na sociedade brasileira.

                      O homem-aranha: De Volta ao Lar pode ser uma indicação interessante que pode envolver seus alunos e começar o debate sobre a valorização da diversidade cultural no mundo

                    







              









Comentários